“O respeito não tem idade. A verdadeira cidadania está no respeito aos longevos”.
Para quem não sabe o Procon lançou com esse slogan em 2022 o Procon Longevidade. Uma cartilha de orientações para o comercio e serviços referentes à proteção dos consumidores longevos do Estado de São Paulo.
O grande objetivo é estar atento à fiscalização do combate a situações como golpes relacionados a trocas de cartão do banco no caixa eletrônico; empréstimos consignados não solicitados; recadastramentos falsos em que se pede a senha da conta; ofertas de associações que alegam reajustar aposentadorias; venda de produtos milagrosos sem comprovação científica e/ou quaisquer outros problemas relacionados à utilização de métodos desleais e coercitivos que prejudiquem os consumidores seniores, afirmou Fernando Capez, Diretor Executivo do Sebrae, durante o lançamento do projeto.
Ainda durante o lançamento, Walter Feldman, presidente da Longevidade Expo+Fórum e um dos entusiastas do projeto afirmou: “As empresas precisam se atentar aos longevos, porque todos nós seremos longevos um dia. Precisamos entender que somos muito importantes. Vejam: 42% do consumo no Brasil são de responsabilidade de indivíduos com mais de 50 anos. O Procon Longevidade é a primeira de uma série de iniciativas que devem fazer parte das políticas públicas. Não somos idosos, velhinhos, incapazes. Não é nada disso. A Organização Mundial da Saúde, já em 1.999, dizia o seguinte: “a longevidade é a maior conquista da humanidade”. Somos preconceituosos, infelizmente. Mas estamos atentos para aprender e melhorar. Esta é uma ação de relevância histórica para a construção de uma realidade no Brasil.”.
O Procon-SP oferece ainda o Procon Racial e o Procon Diversidade, dentro da política implantada pelo Diretor Executivo, Fernando Capez, que busca ampliar o leque de proteção que a instituição pode e deve dar aos mais variados setores da sociedade, especialmente aqueles que sofrem algum tipo de discriminação.
Confira a cartilha no link.